Menino Jesus

A história do Menino Jesus de Praga

A origem desta devoção remonta de séculos atrás, iniciando na atual República Tcheca. O rei, após vencer uma difícil batalha, fez uma promessa a Deus: como agradecimento fundaria um convento carmelita em suas terras. Este convento, após a sua morte, começou a passar por muitas dificuldades financeiras. Os freis fizeram um apelo a Deus, pedindo com empenho que suprisse suas necessidades.

A princesa Polixene, na época, estava doente e sabia que iria falecer. Como testamento deixou o que possuía de riqueza e fez uma promessa: os carmelitas ficariam com uma imagem que recebera de sua mãe: era o menino Jesus que trajava roupas de Rei. A princesa disse que esta especial devoção a ajudará em muitos impasses, e sabia que tê-la no convento supriria para sempre as necessidades do Carmelo.

Em 1630, mais de sessenta anos após a imagem do Menino Jesus de Praga ir para o convento, uma guerra assolou a cidade. Os protestantes, aliados ao rei Sueco invadiram a Tchecoslováquia e saquearam a cidade de Praga, destruindo tudo de católico que encontravam. Com os carmelitas em fuga, os invasores destruíram o altar e tombaram a imagem do Menino Jesus.

Porém, sete anos depois da invasão, com a cidade já retomada e os invasores derrotados, um padre carmelita que vivia em Praga, ao vasculhar os escombros do Carmelo, ouviu uma voz doce que lhe dizia: “Tem piedade de mim e eu terei de ti. Restitui-me as minhas mãos e eu vos darei a paz. Quanto mais me honrardes, mais eu vos favorecerei”.

Assim, em outro dia de profunda oração e súplicas o padre ouviu o Menino Jesus lhe dizer: “Põe-me à entrada da sacristia e alguém terá piedade de mim”. Então um senhor muito rico chegou ali e se ofereceu para restaurar a imagem. Quando ela ficou pronta, foi entronizada na mesma igreja em que estava e o convento passou a ter dias melhores.

Reserve Agora